Ícone do site Guia Saúde

Chás e seus benefícios: confira a lista de chás e seus efeitos

Chás e seus benefícios confira a lista de chás e seus efeitos - Guia Saude

Os chás são grandes aliados às práticas saudáveis para quem quer prevenir ou tratar doenças, como também para quem quer emagrecer. Venha conferir o poder dessas ervas com a gente!

Consumidos desde os tempos da antiguidade, os chás são grandes fontes de relaxamento, desintoxicação, antioxidante, antialérgico, nutrientes entre outros.

 Sendo inseridos na rotina diária, eles promovem inúmeros benefícios para quem quer ter uma boa qualidade de vida de uma forma natural.

 Por conta das grande quantidade e variedade de chás, é importante saber as funções, benefícios e malefícios que o uso de cada um pode trazer, para que seja feito um uso consciente e eficaz.

Para isso, trouxemos uma lista com alguns tipos de chás e seus benefícios. Continue lendo para saber mais!

Chá de funcho

Se você é mulher e sofrer com cólicas menstruais, o chá de funcho será um grande aliado para reduzir as suas dores.

Sendo uma folha nativa da Europa e do Norte da África, o chá de Funcho também é bastante eficaz para problemas estomacais, entre eles, a diarreia, gases, má digestão, prisão de ventre entre outros.

Entretanto, apesar de todos os benefícios, o chá de funcho é contraindicado para ser consumido durante a gravidez ou por pessoas que tenham histórico de epilepsia, podendo trazer malefícios.

Além do chá, o funcho também pode ser utilizado para produzir óleo essencial, que também tem efeito relaxante, e para preparos culinários.

Chá verde

O chá verde é bastante famoso por auxiliar no emagrecimento, sendo usados por muitas pessoas com esse intuito.

 De forma comprovada, além do efeito de emagrecimento, o chá verde traz grandes efeitos termogênico, a depender da quantidade ingerida, ação anti-inflamatória, anticancerígenas e auxilia no tratamento de doenças crônicas.

  Assim sendo, de fato, há substâncias que estão presentes nas folhas do chá verde que atuam na diminuição da gordura corporal.

  Entretanto, vale a pena lembrar que apenas ingerir o chá não trará efeitos milagrosos, devendo ser unido a atividades físicas e uma alimentação saudável.

Chá de camomila

Possuindo compostos bioativo, como a apigenina, o chá de camomila é famoso pelo seu efeito calmante, reduzindo o estresse, ansiedade, nervosismo e, ainda, auxilia na qualidade do sono.

Além dessa função, o chá de camomila é um ótimo aliado para tratar inflamações e espasmos estomacais.

 O chá de camomila, em virtude da sua função antioxidante, também ajuda a prevenir tipos de câncer, entre eles o câncer de mama, ovário e tireoide, sendo um ótimo tipo de chá para ser incrementado na rotina diária.

Salgueiro branco

 O Salix alba, ou popularmente chamado, salgueiro branco, é uma planta que traz inúmeros benefícios para quem sofre de dores na cabeça, febre, dores musculares, artrite, etc.

  Com suas funções analgésicas e anti-inflamatória, semelhantes ao principal ingrediente da aspirina, o salgueiro branco pode agir substituindo analgésicos ou relaxantes musculares.

 Entretanto, apesar dos inúmeros benefícios, o salgueiro deve ser utilizado com cautela, pois ao ser consumido excessivamente pode acarretar em alguns malefícios, como diarreia, azia e vômitos.

Assim, a natureza nos proporciona muitas fontes de cura e prevenção. Sabendo utilizar com cautela e conhecimento, uma rotina de cuidados utilizando os chás é super eficaz!

Sair da versão mobile